Reconhecimento: Projeto Seresteiros da Viola da ETAM ‘Santa Cecília’ é contemplado com o Prêmio Inezita Barroso

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa que completa 10 anos de existência recebe reconhecimento por sua contribuição à música caipira e cultura popular.

A Escola Técnica de Artes Municipais (ETAM) “Santa Cecília” celebra a conquista do Prêmio Inezita Barroso, a ser entregue no dia 1º de março de 2024. O Projeto Seresteiros da Viola, que completa uma década de existência neste ano, foi indicado pela Deputada Professora Bebel, através do taquaritinguense Renato Scardoelli, sendo um dos 20 grupos selecionados entre os 36 inscritos.

A premiação, instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, visa reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na contribuição à música caipira de raiz e outras formas genuinamente populares de arte. O presidente da Assembleia Legislativa concederá o prêmio com base em indicações feitas por deputados, sociedade civil e instituições culturais do Estado.

“É uma enorme satisfação propor, junto da deputada Professora Bebel, essa homenagem ao grupo Seresteiros da Viola, criado pela nossa ETAM. O Inezita Barroso, entregue anualmente pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, valoriza a cultura genuinamente caipira de raiz e a riqueza musical do nosso interior e é justamente isso que o grupo Seresteiros cultiva há dez anos em nossa cidade e região”, afirmou o presidente do Diretório Municipal do PT em Taquaritinga, Renato Scardoelli.

O Projeto Seresteiros da Viola, além de ganhar o Prêmio Inezita Barroso, recentemente já havia sido selecionado para receber recursos da Lei Paulo Gustavo, um trabalho realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura, sendo inscritos diretamente pela diretora da instituição Roseli Januzzi Sales, através da Associação de Pais e Mestres, demonstrando o reconhecimento por sua relevância cultural e artística.

Inezita Barroso, que dá nome ao prêmio, foi uma renomada artista brasileira, considerada um ícone da música caipira e sertanejo raiz. Sua atuação como instrumentista, cantora, compositora e pesquisadora do folclore brasileiro a tornou uma das figuras mais amadas do cenário artístico. O programa “Viola, Minha Viola”, que apresentou por muitos anos na TV Cultura, contribuiu significativamente para a preservação da cultura caipira.

A ETAM “Santa Cecília” celebra não apenas a conquista do prêmio, mas também uma década do Projeto Seresteiros da Viola, dedicada à promoção da música caipira e à preservação da cultura popular. O reconhecimento é um marco importante na história do projeto, destacando sua importância na promoção e preservação das tradições musicais brasileiras.

Compartilhe esta notícia: